December 14, 2019

Este ano o Natal chegou um pouco mais cedo. O Entre Linhas assume o seu lado nerd, e (como 90% dos habitantes do planeta), não escapámos à febre Star Wars. Assim sendo, e para render a devida homenagem, a Força é o tema destas 21 Questões de Dezembro. Jedis ou Siths, venha descobrir quem combate a favor ou contra a Paz e Harmonia na Galáxia Desportiva.

 

Jimmy-Butler-Driving-the-Lane

 

21.  Os Chicago Bulls estão a fazer uma temporada mediana. Após a saída de Thibodeau, a defesa deixou de ser a obsessão da equipa. E se Derrick Rose está de volta, é Jimmy Butler que se tem revelado ser a força ofensiva determinante nesta formação. Estaremos a assistir à eclosão de um novo Mestre Jedi no planeta Bulls?

 

Blatter

 

20. Dois dos representantes do lado Obscuro da Força foram devidamente caçados e postos fora de combate: Michel Platini e Sepp Blatter, dois dos principais actores no mega-escândalo de corrupção que envolve as chefias da FIFA, foram suspensos de toda actividade ligada ao futebol por um período de 8 anos. Mas se está claro que são culpados, e lesaram tão grandemente os interesses do desporto-rei, porque não serem banidos PARA SEMPRE? São estes “erros” da República que depois custam caro…

 

holm-anabolics

 

19. Dia 14 de Novembro, Ronda Rousey foi derrotada por Holly Holm, num dos upsets mais surpreendentes da história da UFC. Pouco depois, começaram a surgir rumores de que ela estaria carregada de esteróides. A razão? O facto de numa fotografia de pesagem ela parecer ter uma hipertrofia do clitóris. Sim, leram bem. “Especialistas” debruçaram-se sobre o facto de o clitóris dela parecer “maior que o normal” numa foto, já que a hipertrofia do mesmo pode ser um dos efeitos secundários da tomada de anabolizantes nas mulheres. Ela  ser patrocinada pela Intel Pharma, uma companhia que comercializa (entre outras coisas) suplementos com substâncias banidas pela Agência Mundial Anti Doping, também não ajudou. Será que o Lado Obscuro é assim tão facilmente identificável, ou estaremos a lidar com um caso clássico de negação por parte da legião de fãs da Ronda?

 

SebOgier

 

18. Depois da dominação ABUSADA de Sébastien Loeb no circuito WRC – 9 títulos mundiais consecutivos, de 2004 a 2012 – o seu compatriota Sébastien Ogier (campeão mundial de rallye 2013, 2014 e 2015) já tomou conta da modalidade, primeiro com a Citroën, agora com a Volkswagen. Será a França a Tatooine da Galáxia no que a formação de pilotos diz respeito?

 

Orlando+Magic+Superstar+Dwight+Howard+Disney+-UnUplb6fYsl

 

17. Eis um simpático gigante cheio de boa vontade(?), um bocado ridículo, que passa mais tempo a gemer e a (tentar) seguir as pisadas do seu companheiro mais pequeno e proactivo do que propriamente a ser o líder que poderia ser. Ao seu lado, o Chewbacca. Ainda  há quem acredite no Dwight Howard como franchise player?

 

Andre-Drummond-770x470

 

16. E já que falamos de Big Men: Andre Drummond, 18.2 pontos, 16.4 ressaltos e 1.5 bloqueios. Os seus Pistons contam 57% de vitórias e o oitavo lugar na Conferência Este.  A performance individual deste jovem de 22 anos está a passar um bocado despercebida (vá-se lá saber porquê), mas não estaremos a assistir ao nascimento de um MONSTRO?

 

lebron-james-jason-day   ellieday

 

15. LeBron James é um dos atletas fisicamente mais impressionantes da NBA. E Ellie Day, esposa do golfista Jason Day, sentiu na carne as agruras ter um lugar “demasiado bom” para ver um jogo de basket. O Colosso de Cleveland caiu-lhe em cima ao tentar impedir uma bola de sair, e a coitada teve que ser hospitalizada. Quanta Força é demasiada Força?

 

PSG

 

14. O Paris Saint-Germain versão Qatari é simplesmente imparável. Depois de 3 títulos consecutivos conquistados com a sua armada de luxo, o emblema da capital francesa leva já 51 pontos em 19 jornadas, record de Ligue 1, e caminha com 19 pontos de avanço sobre o segundo, Mónaco. No espectro inverso, o Olympique Lyonnais, equipa que reinou sobre o campeonato gaulês no início dos anos 2000, debate-se no nono lugar do campeonato, sem grandes perspectivas num futuro imediato. Estamos a assistir ao fim da excepção francesa, onde em 2012 um recém promovido (Montpellier) se sagrou campeão? Os petro-dólares vieram mudar para sempre a paisagem do campeonato francês? O Império tomou conta do desporto…

 

novak-djokovic-darth-vader-paris-masters

Darth Djoko, número 1 mundial, volta a desafiar a elite do ténis masculino.

 

13. Novak Djokovic domina o ranking ATP com 16.585 pontos. Andy Murray, o mais próximo seguidor, tem 8.945. Nadal, o meu jogador favorito, sofre com as lesões que se adivinhavam com o seu estilo de jogo, está em 5ª posição. O Open da Austrália vai ser o primeiro torneio do Grand Slam a ser disputado em 2016, já em Janeiro. Será que alguém vai ser capaz de destronar o Darth Djoko, Senhor do circuito?

 

 

12. Kelly Slater, presumivelmente um dos top surfistas de todos os tempos, trabalhava há 10 anos a tentar criar a onda perfeita. Com a Kelly Slater Wave Company, o americano passou anos a usar tecnologia de ponta para tentar reproduzir o tubo perfeito, que pusesse todos os concorrentes em pé de igualdade pois seria sempre rigorosamente igual. O resultado do seu trabalho está espelhado no vídeo acima. A questão é: será que esta onda perfeita não quebra um pouco a mística do aleatório associado ao surf, em que se “espera” pela onda ideal?

 

Euro-2016

 

11. Alguém se lembra que para o ano há Europeu de futebol? E que Portugal está qualificado? Será que Portugal encontra um ponta de lança capaz de marcar golos até lá? Não é desta que a malta traz o caneco para cá, pois não…?

 

Review_RealMadrid-RayoVallecano-660x330

 

10. O Real Madrid goleou o Rayo Vallecano este fim-de-semana. 10-2. Um resultado que não se via no primeiro escalão do futebol profissional espanhol há mais de 50 anos. Será o Real Madrid capaz de correr atrás do ritmo desenfreado do Barcelona? 

 

serieA

 

9. A Serie A, Primeira Divisão do calcio, tem 5 equipas (Inter de Milão, Fiorentina, Napoli, Juventus e AS Roma) separadas por 4 pontos. Será que esta luta vai permanecer acesa até ao fim do campeonato? É que é dos poucos “grandes” na Europa onde há tantas equipas ainda a lutar pelo primeiro lugar…

 

Leicester City v Everton

 

8. O Leicester é o líder da Premier League. Repito: o Leicester é o líder da Premier League. Treinados pelo Claudio Ranieri, o clube subiu da segunda divisão em 2014, e está à frente da Premer League HOJE. A minha pergunta é simples: IS THERE NO ONE ELSE?!?!? (não olhe para a foto a fingir que reconhece jogadores, por favor… )

 

kyrie-irving-nba-cleveland-cavaliers-phoenix-suns-850x560

 

7. Kyrie Irving está de volta. O seu primeiro jogo foi comedido, 17 minutos, 12 pontos, 4 assistências. Quanto mais tempo até os Cleveland Cavaliers, agora todos saudáveis, começarem a verdadeiramente esmagar a Conferência Este (que já dominam)? 

 

Petro33

 

6. O Petro de Luanda sagrou-se ontem Campeão Africano de Basquetebol Masculino de Clubes ao derrotar o seu congénere e compatriota, o Recreativo do Libolo, por 89-75. O Libolo, campeão 2014, cede assim a taça a outro clube angolano. Há uma semana, foi a formação sénior feminina do 1º de Agosto que conquistou a Taça das Campeãs Africanas. Os dois troféus continentais de clubes estão nas mãos de clubes angolanos, e ainda assim o basquetebol nacional continua a dar mostras de uma grande fragilidade. Existirá um plano a longo prazo para salvar o basket angolano? 

 

FCPorto

 

5. Quão delicioso é o facto de o meu FC Porto, apesar do triste e errático General que o conduz, ter conseguido passar para a primeira posição do campeonato este fim-de-semana?

 

 

4. E quão magnífico foi o golo de calcanhar do Herrera, bem ao estilo do de Rabah Madjer aquando da Final da Champions em 1987?

 

 

3. Messi, Suarez e Neymar mais uma vez fizeram história com o FC Barcelona. Fecharam o ano de 2015 com 5 títulos: Liga Espanhola, Taça do Rei, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, e agora o Mundial de Clubes face ao River Plate por 3-0. Será este o melhor tridente ofensivo da história do Barça? Uma coisa é certa: the Force is strong with these ones…

 

mourinho

 

2. José Mourinho, traído pelos seus discípulos, viu-se novamente excluído do Chelsea FC, depois de resultados  muito maus para um campeão em título com ambições declaradas em várias frentes. Décimo sexto lugar no Campeonato, uma série de jogos em que a equipa não demonstrou vontade nem garra. Depois da saída do Português, o Chelsea voltou a ganhar com relativa facilidade, e a questão ficou no ar: inside job? Complot para o tirar do lugar? O método Mourinho estará a conhecer agora os seus limites? Conseguirá o técnico reagir noutra equipa e mostrar o seu valor com jogadores que o queiram?

 

kobewankenobi_by_kobewankenobi-d46lvbv

 

1. Kobe Bryant, também conhecido em Los angeles como Kobewan Kenobi, já anunciou a sua reforma no fim desta temporada. Resta-lhe até ao mês de Abril para treinar os seus jovens padawan, e estes defenderem a causa purple & gold depois de ele se retirar. Será que Julius Randle, Jordan Clarkson ou D’Angelo Russell vão ser capazes de incorporar os ensinamentos de um dos mais valorosos Jedis de todos os tempos?

 

 

Ricardo Glenn Baptista

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE