December 5, 2019

Não há nada mais importante na vida de um homem do que dar vida. Dar continuidade ao que de melhor há em nós, criar e educar um novo cidadão para as lides deste mundo. E quando o progenitor é um dos membros fundadores do Entre Linhas, sabemos que grande parte dos seus valores morais serão transmitidos pelo desporto. A camaradagem, o respeito do adversário, o fair play, a superação, o trabalho em prol de um objectivo comum… Então, em homenagem ao filho do nosso amigo Mantorras, nascido no passado dia 17, e cujo nome é ainda uma incógnita, aqui vai um 21 Questões especial Matateu (a alcunha do petiz).

 

0127-Matateu-Cromos1

 

21. Sebastião Lucas da Fonseca, conhecido como Matateu, nasceu a 26 de Julho de 1927. O nosso Matateu estava com nascimento previsto para essa data, mas antecipou-se. De 9 dias exactamente. Alguma dúvida de qual será o número da camisola deste menino quando o pai lhe puser uma bola nos pés?

 

20. Uma das piadas de 1 de Abril mais famosas da história de Portugal é o falso anúncio de uma troca entre o Benfica e o Belenenses, que mandava o Matateu para a Luz e o Senhor Coluna para o Restelo. Mesmo não sendo verdade, os adeptos do Benfica da altura sonharam com esta transferência. Quererá isto dizer que o nosso Matateu será adepto do Belenenses, e não o fervoroso Benfiquista que o pai quer que seja?

 

1deabril

 

19. Será uma coincidência o Matateu ter nascido em Cascais, viver em Carcavelos, e Portugal ter ganho o Mundial de Futebol de Praia na semana da sua vinda a este mundo?

 

beachsoccer

 

 

18. Ainda  nos presságios: a última vez que o Benfica foi bicampeão, foi no ano de nascimento do Pai do nosso Matateu. Este ano o feito repete-se. Será justo dizer que o clube da Luz só voltará a ter tal honra quando o próprio Matateu procriar?

17. O nosso Matateu é filho de um aficionado de basket, e do seu lado materno tem toda uma família que dedicou a vida e a paixão a este desporto; tendo em conta que nasceu com 51cm e 3,88kg, será credível pensarmos que em vez de um futebolista, teremos um basquetebolista?

 

newballer

 

16. Se for fã dos Lakers como o maluco do Pai, será que vai chorar a cada derrota dos purple and gold? E se sim, dados os reforços da equipa, terá este ano mais ocasiões de passar madrugadas sorridentes enquanto o Pai lhe dá o biberon das 3h da manhã?

15. E já que estamos no basket americano e nos comportamentos de bebé: agora que o DeAndre Jordan se decidiu enfim a ficar em L.A., e tendo em conta que os Lakers se reforçaram mas não o suficiente para serem a equipa angelena mais forte este ano… Quão cruel seria se o Matateu se tornasse fã dos Clippers?!?

 

DJ_brat

 

14. E já que estamos a falar de NBA: quanto tempo até o Anthony Davis se tornar no New Sheriff in Town?

 

DAVIS

 

13. Se juntarmos Basket e Lusofonia, temos dois dos grandes focos da vida do Pai do Matateu. E se por acaso este ano dois lusófonos entrarem para a Liga Americana? Walter Tavares (Cabo Verde) e Yanick Moreira (Angola) parecem estar em boa via…

 

tavaresstory  YanickMoreira

 

12. Como tudo não podia ser um mar de rosas, mas não nos apetece falar de coisas más, vamos esquecer a final perdida por Portugal no Europeu de sub 21 face à Suécia, está certo?

 

Sweden-U21-Champions-2015

 

11. E falando em Europeu… O dos séniores em França (2016) está às portas, e Portugal tem boas chances de se qualificar. Mas porque é que a cada exibição da Selecção das Quinas temos a impressão que falta ali alguma coisa?

 

crsad

 

10. Muitos gostariam que Casillas estivesse “nas últimas”, mas a verdade é que, aos 34 anos, é um guarda-redes de experiência que tem muito a dar ao FC Porto. Será que vai contribuir para impedir o tricampeonato Benfiquista?

 

CasillasPorto2

 

9. O Tozé Marreco, 27 anos, ponta de lança, um dos principais responsáveis da subida do Tondela para a Primeira Divisão, está sem clube. Alguém interessado?

 

ScreenShot034

 

8. E para provar o que avanço no ponto 17, eis a querida Mamã do Matateu nos tempos do basquetebol! Será que herdaste os genes, e vais ser o primeiro português a evoluir na NBA, como profetizou o teu Pai?

 

Pipinha

 

pipinha2

 

7. Mick Fanning. Quão Sortudo é este homem??????

 

mickfanning

 

6. Serena Williams ganhou o seu vigésimo primeiro torneio do Grand slam. Aos 33 anos, a americana atingiu o topo do mundo em ténis feminino. Ainda assim, há pessoas para a criticar por ser “muito masculina”? Não é normal desportistas de alto nível terem uma musculatura acima da média? O que se passa com os media neste mundo???

 

serena

 

5. Já agora, quão masculino é isto???

 

serena1  serena2

 

serena-williams  serena3

 

4. Misty Copeland, bailarina norte americana de 32 anos, tornou-se em Junho a primeira “afro americana” a ser escolhida como dançarina principal do prestigioso American Ballet Theatre, uma das companhias de topo daquele país. YES WE CAN! (não, não era uma questão)

 

misty-copeland

 

3. Amigos Benfiquistas: Jesus no Sporting. Too soon to talk about it?

 

JJ

 

2. Agora com responsabilidades acrescidas, será que o nosso mentor e fundador passará os seus serões de sábado em família, na Santa paz do lar, e recomeçará a escrever freneticamente para o Entre Linhas, como já foi o caso na década passada?

chapo

 

1. Agora a sério, pá: QUAL É O NOME DEFINITIVO DO PUTO, OH PEDRO FILIPE?!?

 

mynameis

 

 

Ricardo Glenn Baptista

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE