December 13, 2019

Caros leitores,

O ano de 2015  acabou, e mal tivemos tempo de respirar que a actualidade desportiva de 2016 já anda lá em cima. De distinções em performances, de escândalos em records batidos, podemos garantir, amigo leitor, que se já seguia esta rubrica, este ano não terá razões para não o fazer. Sem mais demoras, as 21 Questões essenciais do desporto neste início de 2016.

Peseiro

21.Futebol Clube do Porto acabou o ano civil no topo do campeonato, tendo como primeiro jogo de 2016 o confronto com o Sporting Clube de Portugal. Desde essa derrota em Alvalade, parece que o Dragão sobrevive, ligado a máquinas para respirar. Já desceu para a terceira posição, acumula as contra-performances (Sporting, Rio Ave, Vitória de Guimarães), e parece sem rumo. Entre rumores e propostas para substituir Lopetegui, veio José Peseiro, apresentado hoje no Dragão. Será o treinador capaz de remotivar a equipa para ir buscar o único troféu ainda ganhável esta temporada (o campeonato)?

Los-Pollos-Hermanos-Sportswear-Men-Ringer-Casual-T-Shirts-Summer

20. Falando no Dragão: Iker Casillas… o que foi aquilo,meu?!?!?   Hermanopollos destes já fizeram desaparecer gajos mais arrojados que tu…

carvalho

19. Bruno de Carvalho é expulso de discotecas, do banco do Sporting… Bruno de Carvalho é um Presidente omnipresente, que discute tudo e mais um par de botas, sobretudo questões extra-desportivas com quem lhe der um pingo de atenção. Já cansa um bocadinho, esta nova maneira de ver e viver o futebol por parte deste “imperactivoAté que ponto é que o Carvalho Show não pode vir a prejudicar a equipa?

JonasPistolas

18. O Jonas “Pistolas” Oliveira está numa forma diabólica. O ano passado terminou o campeonato com 20 golos, este ano já vai com 18 golos… em Janeiro! Quem se aventura a adivinhar com quantos golos pode acabar o atacante brasileiro do Benfica?

PSG

17. O Campeonato francês de futebol está quase decidido a 17 jogos do fim: o PSG, primeiro com 57 pontos (18 vitórias, 3 empates e zero derrotas, 51 golos marcados e 9 sofridos) tem uma distância de pontos confortável em relação ao segundo, Mónaco, que conta 36 pontos (9 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, 29 golos marcados e 25 sofridos). Enquanto isso, na Itália, 9 pontos apenas separam o primeiro do quinto qualificado, em Espanha o Atlético, o Barcelona e o Real batem-se a quatro pontos, e na Inglaterra o Arsenal, Leicester e City jogam igualmente numa cabine telefónica. Os milhões do Qatar já fizeram do Paris Saint-Germain uma potência nacional, ganhando títulos consecutivos. Mas será a equipa capaz de dar um salto e tornar-se um grande da Europa, disputando uma meia-final ou final de Champions?

 

kemba50

 

16. Na NBA está na moda marcar 50 pontos. Depois de Jimmy Butler (53), foi a vez de Kemba Walker marcar 52 num jogo que se decidiu no prolongamento. Nos dois casos, foram vitórias conseguidas no fio da navalha. Será que uma equipa que PRECISA que a sua estrela marque consecutivamente 50 pontos consegue resultados positivos a longo prazo?

 

mosquito_dengueaedes-aegypti-curso-cpt   jogos_olimpicos

 

15. Foram postos à venda 500 mil bilhetes suplementares para as Olimpíadas do Rio. Parece que o Comité Olímpico Internacional (COI) está apostado em controlar as vendas de ingressos, para evitar os escândalos associados a outras edições de eventos desportivos de dimensão Mundial. Mas com a recepção de milhões de turistas e milhares de atletas, a preocupação principal tem sido o mosquito que transmite o vírus Zika. Não existindo ainda vacina contra esta epidemia, será que o Aedes Aegypti será a melhor prevenção para evitar a corrupção e sobrefaturação que aconteceu durante a Copa do Mundo de 2014? 

 

Screen Shot 01-21-16 at 11.50 PM

 

14. Eu prometi que não ia voltar a falar do Steph Curry e dos Golden State Warriors. Mas a sério… é possível deixar de mencionar a correcção que eles infligiram aos Cleveland Cavaliers no Martin Luther King Day? O que é que aqueles rapazes comem para fazer este tipo de coisas aos adversários?!?

 

 

13. Agora a sério… Há alguma coisa em 2016 que seja mais hilariante do que ESTA CARA DE DESESPERO DO LEBRON JAMES?!?!?!?!?

 

leicester-city

 

12. Alguém mais acha estranho que o Leicester tenha sido líder da Premier League quase desde o princípio da temporada?

 

uefa

 

11. Enquanto todo o mundo se concentra na Liga dos Campeões… Quem acham que pode vir a ganhar a Liga Europa? (agora que o Porto lá está, voltou a ser uma competição prestigiosa e relevante…)

 

messi-5-bolas-ouro

 

10. Lionel Messi ganhou a sua quinta Bola de Ouro. Este ano, até Cristiano Ronaldo concordava que o prémio devia ir ao eterno rival. O mais assustador é saber que ele ainda “só” tem 28 anos. Quando pensamos que ele atingiu o limite máximo das suas capacidades, devemos nos lembrar disto. Não é uma pergunta original, mas merece ser feita: será que só o fisco será capaz de acalmar a sede de vitória do pequeno grande jogador argentino?

 

Cristiano-Ronaldo-2016-GQ-Cover-Photo-Shoot-002

 

9. Cristiano Ronaldo, depois de rumores de homossexualidade, posou quase nu com a também quase nua manequim Alessandra Ambrósio para a capa da revista GQ. Será que esta sessão fotográfica, para além de ser uma grande operação de marketing, também o ajudou a não pensar muito no ponto 10?

 

 

8. Wendell Lira, jogador do Goianésia, ganhou o Prémio Puskas 2015 com este golo. O modo como ele obteve os votos para tal vitória é algo questionável. Será que nem numa competição deste tipo a FIFA consegue aplicar algum princípio de transparência? 

 

East Starter  West Starter

7. Os starting fives do All Star Game da NBA 2016 são conhecidos. Sabem, este jogo também conhecido como “a despedida do Kobe Bryant a meio da temporada”. Quer comparar com os seus prognósticos e ver quão certo (ou errado) estava?

 

 

6. A editora de jogos de vídeo Electronic Arts está a dar uma segunda carreira a Mike Tyson. Ele foi inserido no jogo EA SPORTS UFC 2. Livre dos limites do boxe, o jogador pode transformar o Iron Mike num lutador de MMA completo. A qualidade de imagem é impressionante, e o jogo estará disponível em Março deste ano (XBox One e PS4). Depois disto, quão longe estaremos de conseguir responder a perguntas do género: quem foi o melhor lutador de todos os tempos?  

 

casillas23

 

5. Voltando ao ponto 20, parece que há “problemas” com a contratação do Casillas. Alguns empresários acusam o agente FIFA Santos Marquéz de os ter afastado “ilegalmente” da negociação (e respectiva comissão). Será que o Porto, para além dos frangos, vai ter que lidar com mais um “caso” à volta do Casillas? Será que fazem reembolso da soma paga e dos salários auferidos em caso de devolução?!?

 

Sporting vs Maritimo

 

4. Falando em contrato “problemático”, alguém sabe do André Carrillo?

 

westbrook

 

3. O Russell Westbrook está feliz. Durant de volta e de boa saúde, a equipa está em terceiro lugar na Conferência Oeste e na NBA (31 vitórias, 12 derrotas), as vitórias acumulam-se (série em curso: 6), e Russ está mesmo perto de atingir as 10 assistências por jogo (segundo da liga atrás de Rondo), o que contradiz totalmente a sua inusitada reputação de jogador individualista. Ora, 2015-2016 é o último ano de contrato de Kevin Durant, Westbrook tem contrato até à temporada seguinte. O que quer dizer que o seu comparsas pode  testar o mercado este verão. Os dois jogadores JUNTOS tornam a equipa competitiva, e os Thunder sem um dos dois seriam uma equipa “banal” (não menosprezando o talento e capacidades de Ibaka, Kanter, Waiters & co.). Na eventualidade de KD seguir para outra freguesia (Los Angeles, por exemplo…), seria Westbrook capaz de assegurar sozinho a sobrevivência e sucesso dos OKC?

 

rose

 

2. Depois de todas as dúvidas que suscitou, Derrick Rose, mesmo a 70% das suas capacidades, tem alinhado jogos impressionantes de vontade e eficiência (como contra Golden State ontem, em que foi o único Touro a ver vermelho e com vontade de derrubar os Warriors. Não é a mesma explisividade, nem voltará a ser. Não são 50 pontos, mas 15 ou 20 seguros já não é mau. Então, pela 59320ª vez: É DESTA?!?

 

tenis

 

1. Depois das revelações da BBC e do site Buzzfeed, que revelaram uma imensa fraude no mundo do ténis onde 16 jogadores do topo da última década teriam aceite dinheiro para viciar os resultados, ainda não se sabe ao certo os nomes dos supostos implicados. A ATP “promete” investigar do seu lado, mas a verdade é  que o Open da Austrália (onde alegadamente estão a jogar 8 dos 16 suspeitos) decorre como se nada fosse. Já entrámos na era da impunidade total no desporto? Ou será que a coisa já está tão banalizada que já não choca nem comove ninguém?

 

Ricardo Glenn Baptista

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE