December 13, 2019

Começa hoje a fase de grupos da Champions League e, como não poderia deixar de ser, o Entre Linhas vai ajudar-vos a não perder pitada do melhor futebol da Europa (e, sejamos sinceros, do mundo). Vamos então conhecer um pouco melhor os grupos A e B.

 

cncihtrweaa7kzt-3805711939

O Grupo A conta com Paris Saint-Germain, Shakhtar Donetsk, Real Madrid e Malmö.

O PSG tem dominado a Ligue 1 a seu bel-prazer, tem claramente o melhor plantel da liga francesa, e tem encontrado forma (ou euros) todos os anos para juntar mais uma ou duas estrelas à sua rica constelação, encabeçada pelo carismático Ibrahimovic. Este ano não foi diferente, Di María deixou o Manchester United e rumou à cidade luz, assim como o ex-Mónaco Kurzawa. Será um dos mais fortes candidatos à passagem aos oitavos-de-final, podendo lutar de igual com o Real Madrid pelo primeiro lugar do grupo.

Os ucranianos do Shakhtar Donetsk tiveram alguns problemas nos últimos meses, com vários jogadores com receio de regressar a Donetsk devido ao conflito na região da Crimeia com a Rússia (e outros a recusar transferências para a Donbas Arena). Perderam o goleador Luiz Adriano que rumou ao AC Milan, o velocista Douglas Costa juntou-se ao Bayern e o médio incansável Fernando saiu para a Sampdoria. Continuam com jogadores como Dentinho, Taison, Alex Teixeira ou Bernard e juntaram-lhes o experiente avançado Eduardo da Silva (que regressa a Donetsk após passagem pelo Flamengo). Deverá ser o terceiro classificado do grupo, com lugar reservado na Liga Europa, se tudo correr normalmente.

O Real Madrid é “apenas” o clube com maior currículo na prova. Conta com uma verdadeira constelação de estrelas — como Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, James Rodríguez, Toni Kroos e muitos outros — e joga um futebol vibrante, vertiginoso, capaz de marcar um número de golos quase que pornográfico para o futebol moderno. Os merengues perderam Casillas (que rumou ao FC Porto), Khedira transferiu-se para a enfermaria da Juventus e Fábio Coentrão juntou-se ao contingente português no principado do Mónaco. Mas não é por isso que los blancos ficaram mais fracos, foram buscar Casilla para substituir Casillas (sim, isto aconteceu), Danilo (ex-FC Porto), Kovavic deixou Milão e rumou a Madrid e Casemiro retornou ao Real após passagem pelo FC Porto. É o mais forte candidato a estar presente nos oitavos-de-final (e um dos mais fortes candidatos a chegar à final) e a vencer o grupo A.

O Malmö é claramente o conjunto mais fraco deste grupo. Reforçou-se com o avançado Nikola Durdic (ex-Augsburg) e mantém o temível Markus Rosenberg (que passou por Ajax, West Brom e Werder Bremen. A não ser que o Malmö seja uma das surpresas da prova, deve ficar-se pelo quarto lugar deste grupo e sair das competições europeias sem grande alarido.

 

champions-league-group-b

No Grupo B medem forças Manchester United, CSKA Moscovo, PSV Eindhoven e Wolfsburg.

Van Gaal começa a sua segunda época no banco dos Red Devils com alguns milhões a menos na conta do clube. Depay (ex-PSV), Schneiderlin (ex-Southampton), Schweinsteiger (ex-Bayern), Darmian (ex-Torino), Romero (ex-Sampdoria) e Martial (ex-Monaco) rumaram a Old Trafford numa tentativa de fazer regressar os bons velhos tempos em que o United conquistava títulos. De Gea está de volta à equipa após a novela que foi a transferência para o Real Madrid, enquanto que Van Persie deixou a enfermaria de Manchester e tenta agora marcar golos pelo Fenerbahçe. A título de curiosidade, será engraçado ver o regresso de Depay a Eindhoven. O Man. United é porventura o conjunto mais forte do grupo B, mas terá que provar em campo que está preparado para grandes voos.

O CSKA chega a esta fase após ter eliminado (com alguma controvérsia à mistura) o Sporting. Leonid Slutsky conta com bons jogadores como o regressado Doumbia (ex-Roma), Musa, Dzagoev ou Eremenko, que podem provar ser muito valiosos nesta fase. Se o Manchester United estiver ao nível esperado, a segunda vaga para os oitavos-de-final será muito cobiçada, com as restantes três equipas a possuírem argumentos para terem uma palavra a dizer. Veremos como o CSKA se comporta.

PSV também estará na luta pelo acesso aos oitavos-de-final. Parece ter um conjunto mais fraco do que os seus opositores, principalmente após perder jogadores com a qualidade de Depay (Man. United), Wijnaldum (Newcastle) e Bakkali (Valencia), mas ainda conta com Guardado, Maher, Narsingh, de Jong e Locadia para gerar o pânico nas defesas adversárias. Ah! E Santiago Arias e Schaars (ambos ex-Sporting) também por lá andam… O que mostra o quanto a liga holandesa tem decaído em qualidade. O PSV está naquele grupo de equipas que tanto podem passar aos oitavos-de-final como ser arredadas das competições europeias, aguardamos cenas dos próximos capítulos.

Por último, temos o Wolfsburg. Os alemães venderam de Bruyne ao Manchester City e Perisic ao Inter mas reforçaram-se bem, com jogadores como Guilavogui (ex-Monaco), Max Kruse (ex-Borussia Mönchengladbach), Dante (ex-Bayern) e Draxler (ex-Schalke 04). Embora não haja certezas que Dante seja realmente um reforço e não um buraco para o centro da defesa. É o mais forte candidato a acompanhar o Man. United à próxima fase, mas com um grupo tão renhido, nunca se sabe.

 

Paulo Correia

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE