August 25, 2019

Muito aconteceu na jornada 16 da NFL. Os Carolina Panthers perderam a sua invencibilidade, perdendo com os Atlanta Falcons, e abriram caminho aos Arizona Cardinals para tomar a liderança de toda a NFL. A derrota pesada dos Green Bay Packers contra os mesmos Cardinals abriu também caminho a serem ultrapassados pelos Vikings no posicionamento para os playoffs. Isto para dizer que todos os jogos disputados no último fim-de-semana não foram mais que uma preparação para as contas loucas que vão estar na mente de 14 equipas à entrada para a última jornada. Vamos dedicar o texto desta semana a tentar perceber com o que podemos contar este domingo:

 

A NFC já está fechada

Ao contrário do que acontece na AFC (já lá vamos), todas as seis equipas que vão representar a NFC nos playoffs já estão definidas. As contas que sobram vão determinar apenas em que lugar as equipas ficam. Para começar, por estranho que possa parecer, os Carolina Panthers não têm o primeiro lugar garantido. Apesar de terem dominado as atenções com a sua caminhada invicta, a derrota com os Falcons na última jornada abriu caminho à possibilidade de serem ultrapassados pelos Arizona Cardinals, se estes ganharem o seu jogo na última jornada e os Panthers perderem. Interessante também será o confronto entre os Minnesota Vikings e os Green Bay Packers, atualmente empatados mas com vantagem no confronto direto para Green Bay. Se os Vikings ganharem ultrapassam os Packers, mas, se perderem, podem ainda descer mais um lugar, isto se os Seattle Seahawks derrotarem os Cardinals na última jornada. Já os Washington Redskins garantiram a liderança da divisão NFC East e não mudam de lugar, aconteça o que acontecer. Confusos o suficiente? Então preparam-se para a AFC, onde as coisas ficam verdadeiramente interessantes…

 

A AFC… nem por isso

Nos lugares de topo, muita coisa pode ainda mudar. Se os New England Patriots ganharem o seu jogo, garantem a primeira posição na AFC, mas ainda podem perdê-la se forem derrotados na última jornada e os Denver Broncos ganharem o seu jogo. Já os Broncos podem ainda perder a 2ª posição (que lhes garante isenção na primeira ronda dos playoffs), dependendo dos resultados alcançados nos últimos jogos pelos Cincinnati Bengals e os Kansas City Chiefs. Todas estas quatro equipas já têm lugar garantido nos playoffs. A seguir, temos quatro equipas ainda à luta pelos dois lugares restantes. Primeiro, o confronto entre os New York Jets e os Pittsburgh Steelers. De momento, os Jets têm a vantagem, mas se perderem contra os Buffalo Bills e os Steelers vencerem os Cleveland Browns, os homens de Nova Iorque saem dos playoffs e dão lugar aos pupilos de Mike Tomlin em Pittsburgh. Por fim, temos a curiosa situação dos Houston Texans e dos Indianapolis Colts – e a luta pela liderança na AFC South e consequente entrada direta nos playoffs. Para já, os Texans estão no controlo desse lugar, mas há uma muito ténue possibilidade de o perderem. O que tem de acontecer? Logo à partida, é preciso os Texans perderem e os Colts ganharem. Mas isso não chega. Como estão empatados em confronto direto, os Colts também têm de vencer no desempate de “força dos adversários”, ou seja, os registos finais das equipas que os Colts defrontaram esta temporada têm de ser melhores que os das que jogaram contra os Texans. Para isso acontecer, os Colts precisam que tudo isto aconteça: 1) Vitórias na última jornada dos Baltimore Ravens, Atlanta Falcons, Buffalo Bills, Denver Broncos e Miami Dolphins; e 2) precisam que os Oakland Raiders e os Pittsburgh Steelers ganhem ou empatem os seus jogos, desde que ambos não empatem. Agora, sim, estamos apropriadamente confusos, certo? Por isso saquem das vossas folhas de Excel e preparem-se para a loucura da última jornada.

 

Impossíveis de parar

A última jornada contou com algumas jogadas que ilustraram como é difícil parar certos jogadores da NFL. Talentos como o running back Frank Gore…

… o receiver Seth Roberts…

… ou o invulgar quarterback Cam Newton.

 

Resultados 16ª Semana

San Diego Chargers – 20 X 23 (OT) – OAKLAND RAIDERS

Carolina Panthers – 13 X 20 – ATLANTA FALCONS

WASHINGTON REDSKINS – 38 X 24 – Philadelphia Eagles

New England Patriots – 20 X 26 (OT) – NEW YORK JETS

HOUSTON TEXANS – 34 X 6 – Tennessee Titans

Cleveland Browns – 13 X 17 – KANSAS CITY CHIEFS

INDIANAPOLIS COLTS – 18 X 12 – Miami Dolphins

San Francisco 49ers – 17 X 32 – DETROIT LIONS

Dallas Cowboys – 6 X 16 – BUFFALO BILLS

CHICAGO BEARS – 26 X 21 – Tampa Bay Buccaneers

Pittsburgh Steelers – 17 X 20 – BALTIMORE RAVENS

Jacksonville Jaguars – 27 X 38 – NEW ORLEANS SAINTS

SAINT LOUIS RAMS – 23 X 17 – Seattle Seahawks

Green Bay Packers – 8 X 38 – ARIZONA CARDINALS

New York Giants – 17 X 49 – MINNESOTA VIKINGS

Cincinnati Bengals – 17 X 20 (OT) – DENVER BRONCOS

 

Nota: as equipas que jogam em casa estão à direita, tal como é apresentado nos sites de desporto norte-americanos.

Pedro Quedas

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE