September 19, 2019

Caros leitores,

 

É com enorme gosto e satisfação que chego ao Episódio 50, um número redondo e que significa que vos escrevo à 50 semanas.

 

Para celebrar este número redondo decidi criar interatividade com os meus leitores, por isso decidi criar um email que poderão usar para trocar ideias, dar sugestões e comentar as minhas crónicas que tentarei responder com a maior brevidade possível. Posto isto, aqui fica: cronicasdeumpasteldebelem@gmail.com.

 

Em primeiro lugar vou falar sobre a guerra que existe entre Clube e SAD.

Importa não esquecer o seguinte: “O Belenenses foi fundado em 23 de Setembro de 1919. Entre outras conquistas, para além de 3 Campeonatos de Portugal e 3 Taças de Portugal, a vitória no Campeonato Nacional, em1945/1946, foi o momento mais significativo da sua história.

Durante décadas fez parte do quarteto dos “Grandes”, juntamente com o PortoBenfica e o Sporting, pois até 82/83, estes foram os clubes que estiveram sempre na 1ª Divisão.

Em 1933, o Belenenses era um dos mais poderosos clubes de futebol em Portugal: tinha 3 Campeonatos de Portugal, tal como o F.C. Porto, contra 2 do Benfica, 1 do Sporting, 1 do Olhanense e 1 do Marítimo, e era também o clube com mais jogadores presentes na Seleção Nacional desde o início da atividade desta. Manteve esta posição até 1935, e a 2ª posição até 1951. Ainda hoje é o 4º clube com mais internacionalizações, com cerca do dobro dos 5º e 6º (Boavista e Vitória de Setúbal).

Daí que os grandes rivais do Belenenses sejam Benfica, Sporting e Porto, para além dos mais recentes Braga e Boavista.”

 

Anexo I

 

Tendo a história resumida como ponto de partida, apelo aos dois Presidentes, do Clube e da SAD, que se entendam para bem do Clube, do bom nome do Clube e para que possa haver também união em torno dos sócios e simpatizantes do Clube, é que estas guerras levam a divisões também nesse grupo de pessoas que são o “motor” do Clube! Não há ninguém mais importante do que a massa associativa do “Os Belenenses”, que isso seja claro!

Mais do que a Internet, que a água quente ou as cadeiras o que importa é respeitar o bom nome do “Os Belenenses”.

Para mim pessoalmente é triste ouvir pessoas que não são do Clube virem a público pedir respeito pela Instituição e pelo bom nome da mesma, reflitam, porque isto é sinal que BATEMOS NO FUNDO! Isto é muito pior do que ter perdido por 5 com o Sporting, 6 com o Benfica, temos de nos unir, e se os sócios e simpatizantes do Clube se unirem, nenhum Presidente fará pouco do NOSSO Clube. Ontem a Direção do Clube fez uma declaração pública que vos deixo aqui.

 

Quanto ao jogo frente ao Sporting, jogar de igual para igual com uma equipa superior à nossa pode correr bem, mas também pode correr mal… Tivemos uma primeira parte para esquecer e com as mudanças na 2ª parte fizemos um jogo muito melhor, embora para tentar um resultado diferente tenham sofrido mais golos, ainda deu para marcar dois golos, um deles foi um grande golo do Tiago Silva, que até nem tem tido as oportunidades que merece! Nota ainda para a jogada arrepiante do Teófilo Gutiérrez que a meu ver mostra o fraco profissional que é, não havia necessidade de deixar o pé para, deliberadamente, agredir o Hugo Ventura. Resultado, paragem de duas semanas. Desejo as rápidas melhoras ao Hugo e que volte mais forte!

 

Anexo II-2

 

Agora é olhar já para o próximo jogo com os olhos postos na vitória, esperando que estas histórias extra futebol possam acabar e dar estabilidade ao Clube.

Imagem1

Hugo Morgado

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE