December 13, 2019

Está à porta o último derby da época, numa altura decisiva para o desfecho do campeonato. O empate do FC Porto diante do Sp. Braga acabou por deixar o Benfica com uma margem mais confortável em véspera da visita a Alvalade.

 

Com três pontos de diferença para os portistas, os encarnados podem dar-se ao luxo de considerar um empate com o Sporting como um bom resultado, permitindo-lhes depender apenas de si para serem campeões. A bem da verdade, mesmo perdendo, poderão chegar ao título mas, entregar o destino à mercê da diferença de golos é um risco demasiado elevado, já para não falar da eventual quebra anímica que pode advir de uma derrota com o rival.

 

Mesmo vencendo, dificilmente o Sporting conseguirá sair da sua posição atual. O terceiro lugar está praticamente assegurado em relação ao quarto classificado e o segundo só deixará de ser uma miragem caso o FC Porto perca pontos nesta ou na próxima jornada. Mas a dificuldade em subir mais um degrau na tabela não significa que tenhamos de tirar o pé do acelerador no derby. Acredito até que vencendo o jogo colocará pressão extra sobre o FC Porto, obrigado a ganhar não só para chegar ao primeiro lugar, mas para manter a distância em relação ao Sporting.
Não escondo que me dará prazer se uma vitória do Sporting prejudicar as aspirações do Benfica, mas esse não é o objetivo que vem em primeiro lugar, ao contrário do que a maioria dos benfiquistas pretende fazer passar. “O vosso campeonato é ganhar ao Benfica”, dizem. Não, o nosso campeonato é o mesmo que o vosso, onde queremos ganhar todos os jogos onde entramos. Vencer o Benfica e/ou eventualmente prejudicá-lo na luta pelo título não salva a época do Sporting. Percebam isto e saiam lá do pedestal onde tanto gostam de estar.

 

Posto isto, queremos ganhar o jogo porque:
queremos ganhar todos os jogos, ponto!;
– queremos amealhar o maior número de pontos possível até ao final e esperar por uma escorregadela dos dois ou, pelo menos, do rival mais próximo;
derbies e clássicos são especiais e vencê-los significa sempre mais do que apenas três pontos.

 

Como disse, o jogo de sábado será especial, como todos os derbies são, mesmo que uma das equipas já esteja arredada do título. A rivalidade entre leões e águias, com mais de um século de existência, faz com que prefira sempre um Sporting x Benfica a um Sporting x FC Porto. Esta rivalidade, que eu valorizo e tento tantas vezes explicar aos meus amigos benfiquistas, é transformada por eles numa aliança Sporting/FC Porto. Não tem nada a ver com alianças, tem a ver com rivalidades. Mas reservarei umas linhas proximamente sobre esta eterna questão.

 

Em jeito de conclusão, o Sporting deve fazer tudo para vencer o Benfica, apenas porque deve entrar em todos os jogos para ganhar e essa é a sua identidade. De resto, peço os mesmos clichés: que seja um grande jogo de futebol, com respeito mútuo dentro e fora das quatro linhas, sem casos de arbitragem seja para que lado for e que termine com a vitória do Sporting. Tudo o resto são faits divers.

 

Pedro Gabriel

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE