September 19, 2019

Podem ser a chave do sucesso de um clube a longo prazo. São garantia de estabilidade financeira. Conheça as Academias de topo do Futebol Mundial, seleccionadas pela Bleacher Report

#10 Saints Academy (Southampton Football Club)

Antes de lançar algumas estrelas que hoje fazem estragos pela Europa – Theo Walcott, Gareth Bale – o Southampton já era um dos clubes que mais e melhores jogadores formava em Inglaterra. Poderiam pensar no West Ham como uma academia de respeito. Ou recuar até à velha geração de talentos made in Leeds. Mas foi do Southampton que emergiram jogadores como Le Tissier ou Alan Shearer. Segundo o The Guardian, o Southampton investiu recentemente 35M de euros para desenvolver as infraestruturas, uma clara aposta na formação que vai contra o modelo actual dos principais planteis da Premier League.

Quadro de Honra: Adam Lallana, Gareth Bale, Alex Oxlade-Chamberlain, Theo Walcott, Luke Shaw, Wayne Bridge, James Ward-Prowse

#9 Belin–Lazarevic–Nadoveza Youth School (FK Partizan Youth School)

A actual geração da Sérvia deve muito ao trabalho desenvolvido pelo Partizan. Neste defeso Lazar Markovic já deu o salto para um Campeonato mais competitivo (Benfica) e atenção a Andrija Zivkovic, próxima pérola a ser disputada pelos tubarões europeus. Deste clube saíram jogadores como Jovetic, Nastasic e Ljajic – este último a mostrar-se em muito bom plano ao serviço da Roma. A oferta de ‘Ics’ não se fica por aqui. Nikola Ninkovic, Milos Jojic e  Danilo Pantic têm um futuro promissor. A Sérvia agradece.

Quadro de Honra: Jovetic, Ljajic, Markovic, Sulejmani, Aleksandar Mitrovic, Simon Vukcevic, Matija Nastasic

#8 Vila Belmiro (Santos)

O clube de Edson Arantes é uma máquina de produzir ‘pérolas’: Neymar, Ganso, Robinho, Diego. Convém referir que jogadores como Ronaldinho (Ballon d’Or em 2005) ou Ronaldo (Ballon d’Or em 1997 e 2002), que deixaram ‘trabalho feito’, foram formados no Cruzeiro e no Grémio, respectivamente. Actualmente ao serviço do Barcelona, Neymar é o nome mais sonante. A actual equipa de juvenis do Santos conta com valores como Neilton, Victor Andrade (este já encomendado pelo Barcelona, veio no ‘pacote Neymar’), Gabigol e Alison.

Quadro de Honra: Pélé, Ganso, Neymar, Elano, Robinho

#7 GNK Dínamo (Dínamo de Zagreb)

Guiam-se segundo uma curiosa regra: a equipa principal tem obrigatoriamente de ter dois jogadores oriundos de dois diferentes escalões da formação. Consta que resulta. No Dínamo também se gasta com o intuito de reestruturar a Academia (1,5M) e os resultados estão à vista: mais de 200 atletas registados. Quantos deles tomarão de assalto a Europa do Futebol? O clube estima que já teve um retorno de 60M de EURs em vendas de jogadores formados localmente. E garante que mais de 50% da equipa principal é recheada de ‘gente da casa’.

Quadro de Honra: Modric, Eduardo da Silva, Alen Halilovic, Mateo Kovacic, Robert Prosinecki, Dario Simic, Vedran Corluka

#6 Manchester United

Espreitem o filme ‘Class of 92’. Estão lá bons apontamentos sobre o sucesso da Academia do Manchester que traja de vermelho. O Manchester United, segundo o Daily Mail, joga sempre com um jogador formado na casa desde… 1937. Espantoso. O mais recente jogo, contra o Aston Villa, foi resolvido pelos home grown Cleverley e Danny Welbeck. O Sporting Intelligence garante que os reds teriam 24 jogadores formados no clube espalhados pelos cinco principais Campeonatos Europeus, isto em Dezembro de 2012. Os talentos de Adnan Januzaj e Jesse Lingard reforçam a receita que é… para manter.

Quadro de Honra: George Best, Ryan Giggs, David Beckham, Scholes, irmãos Neville, Danny Welbeck

#5 The Junior Team/Sabener Strasse Academy (Bayern de Munique)

Em equipa que forma… não se mexe. Este poderia ser o lema desta Academia formada, ao melhor estilo alemão da disciplina e organização, nos idos de… 1902. Impressionante. Ainda o Benfica não era clube e o Sporting era apenas uma palavra inglesa. O Bayern disputou recentemente o Mundial de Clubes e, olhando para o seu onze-tipo, Schweinsteiger, Lahm, Kroos, Badstuber, Müller ou Alaba, todos eles advêm das escolas do clube. Com custos anuais de 3M de EURs, 40 responsáveis tomam conta de 180 jovens. Valores como “a força mental e física” são desde cedo incutidos, assim como um sentido de assimilação dos valores da casa.

Quadro de Honra: Markus Babbel, Dietmar Hamann, David Alaba, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger, Toni Kroos, Thomas Müller

#4 Centro de Treinamento Homero Bellintani (São Paulo FC)

Todos os clubes do Brasil reclamam ter formado este e aquele craque. Nenhum compete com o São Paulo quando falamos em quantidade e qualidade nos anos mais recentes. Jean, Hernanes, Oscar e Lucas são produtos paulistas, que terá em Kaká o seu jogador mais proeminente. Casemiro (hoje no Real Madrid) e Lucas Piazon (emprestado pelo Chelsea aos holandeses do Vitesse) são apostas para o futuro e ainda há as estrelas sub-17 Boschilia e Auro.  Claro que seria impossível falar de São Paulo sem falar em Rogério Ceni. Basta visitarem o site oficial do clube. Há um separador Só para ele!

Quadro de Honra: Kaká, Jean, Oscar, Lucas Moura, Cafu, Rogério Ceni, António Carlos Zago

#3 Ajax Jeugdopleiding (Ajax de Amesterdão)

Deste clube já saíram gerações de ouro, malta que nos encantou, de Van der Sar a Suárez. Para a história fica o título Europeu de 1995 (diante do Milan) com o onze titular… repleto de atletas da casa. O Ajax sempre teve a tradição de formar grandes jogadores, apesar de nos anos mais recentes a chama Europeia ter desaparecido por aqueles lados. Ainda assim, Sneijder, van der Vaart ou de Jong deram o salto. Existe uma forte ligação à casa, basta atentar no treinador da actual equipa principal: Frank de Boer. Coadjuvado por? Dennis Bergkamp!

Quadro de Honra: Cruijff, Seedorf, van der Vaart, Sneijder, de Jong, Heitinga, Stekelenburg, Litmanen, Davids, van der Sar, Rijkaard, Ricardo van Rhijn, van Basten

#2 Academia de Alcochete (Sporting Clube de Portugal)

É interessante verificar que o Sporting, ao contrário da maioria dos clubes aqui listados, não tem prata Internacional para a troca. O único clube que está ao nível dos de Alvalade é o Dínamo de Zagreb, que também levantou uma Taça das Cidades Com Feira (66/67),  troféu que havia perdido anos antes para os espanhóis do Valência. O Sporting defende a famosa bandeira dos “sete jogadores da casa” no plantel principal. Os resultados estão à vista de todos: João Moutinho, Nani, Cristiano Ronaldo, Quaresma, Paulo Futre, Luís Figo. Jogadores fulgurantes, carreiras de sucesso.

Cerca de 100 atletas formados em Alcochete dão cartas por esses Campeonatos fora. Doze deles foram directamente responsáveis pela qualificação da Selecção Nacional para o Brasil. Nos anos 90 Luís Figo deixou marcas. Alcochete orgulha-se de ‘agarrar’ o talento cedo e a boas horas. Paulo Futre chegou com dez anos de idade. Ronaldo, aos doze. Cuida bem da sua formação: treinos com pesos, só a partir dos 15 anos de idade. Até aos treze anos são sempre tridiários e duram 90 minutos. Começa-se pelo futebol de sete. O input táctico chega mais tarde. O 4-3-3 é o modelo mais utilizado quando entra o Futebol de 11.

Quadro de Honra: Futre, Ronaldo, Figo, Beto, Simão Sabrosa, Quaresma, Nani, Veloso, Moutinho

#1 La Masia de Can Planes/ La Masia (Barcelona)

O Daily Mail apanhou, em Novembro de 2012, um jogo do Campeonato Espanhol em que os blaugrana levaram 11 canteranos a jogo. Num dos jogos mais recentes, para a Taça do Rei, outra vez. Meninos catalães. Meninos brasileiros com sotaque castelhano. Enfim, meninos e mais meninos.

As demonstrações estão à vista de todos: os três finalistas da Ballon d’Or em 2011 eram apenas Xavi, Iniesta e Messi. A taxa de sucesso dos ‘graduados’ de La Masia é espectacular, embora com episódios infelizes. Os nomes de Bojan e Jeffren poderão vir à memória.  O Barcelona tem ganho tudo nos anos mais recentes e deve-o às suas escolas. Sem margem para dúvida. O que seria deste clube sem a formação?! É uma pergunta mal feita. Este clube é formação!

Quadro de Honra: Xavi, Iniesta, Messi, Busquets, Pedro, Valdés, Puyol, Cesc, Piqué

Manuel Tinoco de Faria

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE