December 8, 2019

Apesar da imensa popularidade do Fantasy Football norte-americano, também existe a versão dedicada ao desporto rei e é dessa que vou falar e tentar instruir nas próximas semanas, mais concretamente alguns dias antes de cada jornada da Liga dos Campeões.

 

Tanto os jogadores com experiência como os principiantes encontrarão aqui sugestões, e é pelos últimos que vou começar, porque as regras são relativamente simples.

 

Antes de mais, a forma de encontrar o jogo: http://en.uclfantasy.uefa.com/ e depois do processo de inscrição totalmente grátis, formamos a nossa equipa. São-nos dados 100 euros fictícios para gastar em jogadores com preços baseados na sua produção dentro de campo. É já aqui que começamos a mostrar a nossa capacidade enquanto treinadores de bancada.

 

As regras obrigam-nos a escolher 15 jogadores, e nunca menos, apesar de pontuarem no máximo 11 em cada jornada. A primeira preocupação é optar por jogadores que vão efectivamente jogar, pois só assim têm hipótese de pontuar. Daí ser aconselhável conhecer bem os plantéis europeus e as manias dos treinadores.

 

Outro aspecto a ter em conta é onde gastar o dinheiro. O jogo favorece os guarda-redes e defesas por não sofrerem golos e premia qualquer jogador por marcar, dando menos crédito aos avançados por serem mais expectáveis golos desse sector. Os jogadores do meio-campo encontram-se num meio termo pouco apetecível, e não costumam justificar os preços elevados. Para um completo conhecimento das regras e formas de pontuar deve-se procurar no cabeçalho do site.

Cabeçalho do site

 

Na minha opinião, os jogadores com a melhor relação preço/qualidade são os defesas goleadores. Basta olhar para Miranda, central do Atlético de Madrid, que teve a segunda melhor pontuação da época passada, ficando atrás apenas do recordista Cristiano Ronaldo, mais que duas vezes mais caro. Sabendo isso, começo a minha equipa com Branislav Ivanovic do Chelsea, que tanto sobe para assistir na ala direita como marca golos de cabeça, e a 6.0 euros é uma pechincha.

Os 5 melhores jogadores da época passada

 

Ivanovic deverá ficar na minha equipa por muito tempo, mas justifico o resto das escolhas com um pouco de estratégia. O jogo dá-nos um passe, chamado wildcard, para fazer transferências sem limite numa jornada à nossa escolha. Só podemos utilizar esse wildcard uma vez por temporada mas as transferências na antecedência aos oitavos-de-final são abertas ao público, tenhamos já utilizado ou não o wildcard. Eu prefiro utilizá-lo logo depois da primeira jornada, apesar de reconhecer algum valor em fazê-lo depois da segunda. Mas sempre durante a fase de grupos, não faz sentido guardá-lo para depois.

 

A minha equipa é então montada com apenas a primeira jornada em mente, tentando usufruir de todos os encontros desnivelados, fazendo uso dos 100 euros por completo. Dada a minha confiança no onze inicial que escolhi, optei por um banco modesto, com o futebolista mais barato do jogo – Wigor do Nascimento, do Anderlecht – a fazer de terceiro suplente, que raramente é chamado a jogo. Como eu, pensaram mais de 31% dos utilizadores, poupando assim algum dinheiro (custou apenas 3.0) para reforçar outros sectores.

 

As grandes estrelas do futebol costumam dar razão ao seu preço. Há anos a fio que escolho Messi e Ronaldo, mas devido à condição física actual do português não sei se caberá nesta primeira jornada.

 

Os clubes portugueses costumam ter monstros (no bom sentido) de preço/qualidade devido à relativa falta de conhecimento dos criadores do jogo. Fabiano, guarda-redes por quem torço, fará parte da minha equipa mas começará no banco. O titular será Moyà do Atlético de Madrid, que teve um dos melhores guarda-redes do ano passado – Courtois, outra pechincha na altura. Caso Moyà sofra golos, tenho a hipótese de mandar Fabiano a jogo, tal como qualquer outra alteração de dia 16 para 17.

 

O capitão – que duplica os pontos obtidos na jornada – será inicialmente Bonucci, e também pode ser substituído por alguém que jogue no dia seguinte. Matuidi foi o jogador que escolhi como o suplente de recurso, caso alguma coisa corra mal com os outros jogadores de campo.

 

Nas próximas semanas farei uma revisão da jornada.

 

Caso queira juntar-se à liga do Entre Linhas para comparar resultados, pode fazê-lo já com o código 186832-594645 seguindo a indicação também presente no cabeçalho.

 

Mauro Pedrosa

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE