September 22, 2018

Parte 1:

Eis uma questão muito pertinente nos dias que correm. O leite faz bem ou faz mal? “Sempre bebi leite e nunca tive problemas.” Lamento mas não é bem assim, até porque muitos dos alimentos que nos fazem mal, por vezes, nem o chegamos a perceber.

 

O problema está na produção do leite, na medida em que hoje em dia, este leva demasiados químicos no seu processo de fabrico. “Ao certo que implicações tem isso no nosso corpo?” – Perguntam vocês e muito bem. O facto do leite ter muitos químicos, leva a que a sua constituição fique “pesada”, o que vai fazer com que nos ressintamos no nosso trato intestinal, dando origem à chamada prisão de ventre, sendo esta responsável pelo aumento de peso de certas pessoas. Devo parar por aqui? Não acho que já estejam convencidos, portanto, vou continuar.

 

Foi “vendida” a ideia de que o leite faz bem porque é rico em cálcio, que faz bem aos ossos. Acontece que essa afirmação não podia estar mais errada. Hoje em dia há estudos que comprovam que, não só o nosso corpo rejeita o cálcio, como também, que o leite pode aumentar as perdas de cálcio nos ossos!!! Incrível não?

 

Agora sim, acho que já consegui o efeito desejado com este artigo, se não consegui, fica aqui a minha ideia clara em relação a esta matéria: depois de lerem o que escrevi, por favor pesquisem mais sobre o assunto (a minha opinião pode não chegar para a maior parte das pessoas) e pela vossa saúde, pensem seriamente em largar o consumo de leite.
Eu não bebo leite há um ano e meio e vocês?

 

Parte 2:

“Pedro, e o leite de soja, já posso beber?” Infelizmente também é algo que não aconselho. O leite de soja, contem estrogénio (hormona feminina), o que no caso de ser um homem, não ajuda muito, certo?  Se bem que em relação a esta questão, não me vou alongar, uma vez que, ainda não há estudos concretos sobre esta matéria. Dos estudos feitos, alguns concluem “apenas” que o leite de soja, pode ter efeitos negativos sobre a tiroide. Existem também estudos que indicam que o leite de soja pode ter benefícios, se o seu consumo for regrado, caso não o seja, este já fica a perder na comparação “benefícios – malefícios”, devido sobretudo, ao fator anti nutricional que existe na soja e que dificulta a absorção de minerais, tais como o ferro e o cálcio.

 

Dá que pensar…

 

Pedro Cruz

3 Comments

  • Responder
    lucienne
    5 de Setembro de 2013

    E já agora o leite de arroz?
    Obrigada pelo artigo.

  • Responder
    Pedro
    4 de Setembro de 2013

    Fantástico artigo Pedro, Curto, Sintéctico, Directo, e um assunto que vai abrir os olhos a muita gente.

    • Responder
      Pedro Cruz
      5 de Setembro de 2013

      Obrigado, a minha ideia foi essa mesmo, não saturar com muita informação mas sim, com pouca e pertinente, de modo a fazer “pensar”…

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