May 22, 2019


Apesar das constantes guerras entre o clube e a SAD, a equipa comandada por Silas é das poucas, a nível europeu, que ainda não perdeu fora de casa, no campeonato. Mantém o registo com “tubarões”como Liverpool, Juventus, Borussia Dortmund ou Paris SG.

A 1 de Julho de 2018, o Belenenses “separou-se” em dois, sendo que o clube que milita na 1ª Liga é o Belenenses SAD, clube que joga no Estádio do Jamor e que foi impedido pelo tribunal de usar o nome, marca e símbolos do clube, portanto já não poderão usar a cruz de Cristo no seu equipamento, sendo que o jogo do fim-de-semana passado, frente ao Rio Ave, foi o último em que foram autorizados. Já o “velho” Belenenses (ou “Os Belenenses”), passou para a 1ª Divisão Distrital de Lisboa e é aquele que joga no Estádio do Restelo.

Ainda assim,a equipa liderada por Silas está a fazer uma boa campanha na Liga, ocupando a 7ª posição, com 19 pontos, os mesmos do Rio Ave e a apenas 3 do Vitória SC, que ocupa a 5ª posição. Mas, o registo mais impressionante tem sido fora de portas,com o Belenenses SAD a ser um dos 8 clubes, que ainda não perdeu fora de casa,nas 10 principais Ligas Europeias! Têm também a honra de partilhar esse registo com clubes de topo Europeu como Juventus, PSG, Borussia Dortmund, Liverpool e ainda Torino, Genk e CSKA (apesar de já contar com 3 derrotas, nenhuma foi forade casa!). O Manchester City também era um dos clubes invencíveis fora de casa,mas saiu derrotado de Stanford Bridge, a casa do Chelsea, na semana passada,por 2-0.

De realçar que apenas os jogos para o campeonato é que são registados, até porque o clube já perdeu por duas ocasiões fora de casa: em Varzim, na Taça da Liga e no Dragão, na Taça de Portugal.

No Campeonato, o Belenenses SAD tem o 5º melhor registo do campeonato em jogos fora, com 2 vitórias (Tondela, por 1-0 e Santa Clara, por 3-2) e 5 empates.Dois desses empates sem golos (Marítimo e Feirense), dois empates a uma bola (Moreirense e Portimonense) e, o último de todos, no sábado passado, frente ao Rio Ave, por 2-2. Um belíssimo resultado para a equipa de Silas, que esteve em desvantagem por duas vezes!


Henrique Almeida e Fábio Coentrão, no Rio Ave 2-2 Belenenses, da 13ª jornada


Em casa, têm duas derrotas, frente ao Braga por 3-0 e frente ao líder Porto, num jogo onde os azuis do Restelo (ups…) apenas sofreram o golo da derrota, no último minuto dos descontos, graças a uma grande penalidade convertida por Alex Telles. A melhor vitória da temporada (até agora), foi frente ao Benfica, por 2-0, à 8ª jornada.

E uma coisa é certa: O Belenenses SAD passará o ano e entrará no novo ano com esse recorde em aberto, visto que o próximo jogo fora de casa, é precisamente no Estádio de Alvalade, logo nos primeiros dias de 2019, num jogo referente à 15ª jornada.Frente a frente, teremos o Sporting, que além dos 25 golos marcados nos primeiros 6 jogos, desde que Keizer é o treinador dos leões, é ainda a única equipa apenas com vitórias nos jogos em casa, para o campeonato e o Belenenses SAD, único clube invicto fora de casa.

Qual destes clubes quebrará o seu recorde, já no início de 2019?

Miguel Palha

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE