November 14, 2019

Depois de um final de ano apoteótico para os Seattle Seahawks – que, para os esquecidos, destruíram os Denver Broncos no Super Bowl por 43-8, o terceiro resultado mais desnivelado de sempre numa final da NFL – seguiu-se uma offseason frenética para todas as outras equipas. Depois de todas as mexidas e revoluções de plantel, a nova temporada de futebol americano está mesmo ao bater da porta. Para embalar a entrada em mais um fulgurante ano de NFL, deixo aqui as minhas previsões de quem vai vencer cada um dos oito grupos – e garantir entrada imediata para os playoffs:

 

AFC EAST

Irá o rookie wide receiver Sammy Watkins ter o impacto explosivo de que o ataque dos Buffalo Bills tão desesperadamente precisa? Conseguirão os New York Jets dar alguma vida ao seu ataque e não depender tanto da sua (incrível) defesa? Estas são algumas das maiores incertezas num grupo dominado por uma grande certeza: os New England Patriots, liderados pelo veterano quarterback Tom Brady e com um grande equilíbrio de talento entre as linhas ofensiva e defensiva, vão continuar a ser os destacados favoritos a vencer o grupo.

Vencedor: New England Patriots

 

AFC NORTH

Os Pittsburgh Steelers e os Baltimore Ravens são duas equipas recheadas de experiência mas com falta de sangue novo para os catapultar de novo para os sucessos do passado. Os Cleveland Browns querem inverter a sua sorte mas estão já a ter problemas em controlar o comportamento errático do novo quarterback Johnny Manziel. Assim, mais por exclusão de partes que qualquer outra razão, o favoritismo continua com os Cincinatti Bengals, uma equipa recheada de talento em todas as posições menos a que mais interessa: quarterback.

Vencedor: Cincinnati Bengals

 

AFC SOUTH

Dos Titans e dos Jaguars já sabemos com o que contar – uma defesa forte e um ataque com sérios problemas em arrancar. Também os Houston Texans estão construir a sua equipa de uma forma semelhante, mas quando se tem um calendário tão fácil e a ridiculamente assustadora parelha defensiva de J. J. Watt e o rookie Jadeveon Clowney, pode-se sonhar com um pouco mais. Ainda assim, mesmo com a sua defesa porosa, os Indianapolis Colts de Andrew Luck deverão ter um ataque bom demais para os seus rivais na divisão.

Vencedor: Indianapolis Colts

 

AFC WEST

Os San Diego Chargers tiveram uma grande época ofensiva no ano passado e devem ser ainda melhores este ano. Os Kansas City Chiefs tiveram uma grande época defensiva mas devem piorar. Os Raiders já têm os olhos no draft de 2015. Sobram os Denver Broncos que, depois de uma época recordista, vão contar com o regresso de lesão do defensive end Von Miller, que vai agora ser emparelhado com o excelente veterano DeMarcus Ware. Para além disso, adicionaram o wide receiver Emmanuel Sanders ao ataque mais potente da liga. Absurdo.

Vencedor: Denver Broncos

 

NFC EAST

Os NY Giants têm experiência… e pouco mais. Os Dallas Cowboys têm um bom ataque… e a pior defesa da liga. Assim, a grande luta nesta divisão será entre os Philadelphia Eagles e os Washington Redskins. Será que o prometido regresso à ribalta de Robert Griffin III e uma defesa renovada serão o suficiente para elevar Washington? Ou continuará o treinador Chip Kelly a trucidar as defesas adversárias com o ataque mais imprevisível da liga? Deverá ser uma luta feroz mas, talvez conservadoramente, mantenho a minha aposta nos Eagles.

Vencedor: Philadelphia Eagles

 

NFC NORTH

Quando pensamos nos Green Bay Packers pensamos no génio ofensivo do quarterback Aaron Rodgers. Mas é curioso que, nesta divisão, será a sua defesa que os irá colocar na liderança. Tanto os Chicago Bears como os Detroit Lions têm um ataque tão ou mais potente que o dos Packers, mas a equipa de Green Bay apresenta agora Julius Peppers no lado esquerdo da sua linha de linebackers, que conta com o feroz Clay Matthews no lado direito. A divisão deverá ser concorrida, com os Minnesota Vikings de Adrian Peterson a ver a luta à distância.

Vencedor: Green Bay Packers

 

NFC SOUTH

O que vamos ter nesta divisão será um triunfo da equipa mais equilibrada. Os Carolina Panthers continuam com uma defesa temível, mas pior na linha secundária – e o seu (já escasso) ataque está ainda pior. Os Falcons melhoraram a defesa, mas vão sentir a ausência do lendário Tony Gonzalez. Os Buccaneers prometem “dar o salto”, mas isso acontece todos os anos… sem grandes resultados. Por fim, temos os Saints, com uma defesa impressionante e Drew Brees a comandar o ataque. São os mais equilibrados e deverão ser os melhores.

Vencedor: New Orlean Saints

 

NFC WEST

A época dos Rams prometia, mas a lesão de Sam Bradford afundou-lhes a temporada e coloca-os a olhar prematuramente para o draft. Os Cardinals têm uma excelente defesa, mas vai servir-lhes de pouco. Porquê? Porque partilham o grupo com dois dos maiores colossos da NFL: os San Francisco 49ers e os Seattle Seahawks. Ambas as equipas têm ataques eficazes (com foco no running game) e defesas absolutamente estelares (os 49ers dominam mais nas linhas, os Seahawks mais na secundária). O ligeiro favoritismo vai para os campeões em título.

Vencedor: Seattle Seahawks

 

Pedro Quedas

No Comments

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE